RYBENÁ -- TRADUTOR EM LIBRAS

http://www.rybena.org.br/rybena/produtos/webplayer.htm

Rybená - significa "comunicação na língua indígena Xavante", é uma tecnologia totalmente nacional, e também é batizada com um nome tipicamente brasileiro, com o objetivo de inclusão social de portadores de necessidades especiais, através do uso de comunicação digital.
A sociedade brasileira vem se mobilizando cada vez mais no sentido de criar mecanismos para garantir às pessoas portadoras de deficiência a sua inserção no contexto social. A partir de princípios estabelecidos na constituição brasileira e alinhados com acordos internacionais, o poder legislativo vem criando dispositivos legais que normatizam questões como o emprego, a inclusão digital e o atendimento público a essa comunidade. Diversos órgãos da administração direta e indireta vêm conduzindo projetos sociais com esse foco. A Solução Rybená foi idealizada para poder ajudar a suprir essas necessidades, e cumprir a legislação vigente.

A tecnologia

A Solução Rybená é uma tecnologia de comunicação digital (sinalizada), única no mundo, que oferece à comunidade portadora de necessidades especiais (PNE) condições de acesso a serviços públicos e privados, garantindo, assim, a sua autonomia e o exercício pleno da sua cidadania, de forma autônoma e não tutelada.

Amplitude da Solução Rybená

O uso da tecnologia Rybená permite que se viabilize a acessibilidade em diversos segmentos, como por exemplo : a adequação de sites Internet conforme padrões internacionais de acessibilidade; sinalização pública em LIBRAS; uso de telefonia celular com tradutor para LIBRAS; utilização de sintetização de voz para leitura de telas na Internet; apoio técnico para atendimento em LIBRAS e tradução em tempo real de textos contidos em páginas da Internet para LIBRAS.

Integração de comunidades portadoras de necessidades especiais

No Brasil, segundo o Censo do IBGE (ano de 2000), existem cerca de 5,7 milhões de deficientes auditivos e cerca de 16,6 milhões de deficientes visuais, duas comunidades que precariamente ou inexiste a comunicação entre elas. A solução permitirá no futuro a comunicação entre um cego e um surdo através de qualquer meio de comunicação. A conversão (reconhecimento) de voz engloba uma série de conhecimentos ainda em pesquisa pelo CTS (Centro de Tecnologia de Software), mas hoje através da Solução Rybená, com o uso do Torpedo Rybená é possível , que se envie um texto (SMS) pelo telefone celular e o celular receptor traduza o texto recebido para LIBRAS. Para tal, o sistema estabelece uma conexão com o banco de dados, onde estão armazenadas um conjunto de animações LIBRAS. Para cada termo reconhecido é transmitida ao celular receptor a animação LIBRAS correspondente. Caso uma palavra que não tenha correspondência no banco de dados, as imagens de todos os caracteres da mesma são transmitidas letra a letra (módulo soletrador) para o dispositivo móvel de origem.

Inclusão social e cidadania

Somente 15% (quinze por cento) da comunidade Surda entende de forma corrente o português, e se comunicam exclusivamente através da Língua a Brasileira de Sinais - LIBRAS, como também deve-se considerar que a totalidade da comunidade Surda é é alfabetizada em LIBRAS, criando um contexto cultural próprio e repleto de particularidades. O problema atinge toda a sociedade, uma vez que pessoas não portadoras deste tipo de deficiência também estão impossibilitadas de se comunicarem com elas, inclusive amigos e familiares.
O acesso às informações, à cultura, à educação, enfim, à cidadania torna-se mais difícil se não houverem mecanismos abrangentes de integração e tradução de informações que permitam de forma instantânea atingir essas necessidades, fato que somente com o uso de novas tecnologias poderemos atingir esses ideais.


SE VC VISITAR ESTE LINK poderá ver como o trabutor funciona.
http://www.rybena.org.br/rybena/produtos/webplayer.htm

0 comentários: